Você já ouviu falar de Tártaro?

Você já ouviu falar de Tártaro? É o resultado do acúmulo de placa bacteriana na região da margem da gengiva do dente, também é conhecido como cálculo dental. A sua principal causa é a deficiência ou falta de higiene bucal.

Saiba identificar o Tártaro.

O Tártaro é uma massa amarelada, que cria uma superfície áspera e dura no dente facilitando a aderência de bactérias, restos alimentares e outras substâncias. Encontrado na parte interna ou externa, pode surgir também abaixo da gengiva. Neste último caso, somente o dentista conseguirá identificar a existência ou não do Tártaro. Essa massa áspera pode ser muito difícil de remover, mesmo com a escovação regular e pode causar mau hálito, cáries e outros problemas dentais.

Quando não for devidamente tratado, pode causar doenças como a Periodontite, por que prejudica também a sustentação dos dentes, já que ataca a região das gengivas. Nestes casos, os sintomas mais comuns são sangramento gengival e o mau hálito. Por isso, assim que identificar o Tártaro, é muito importante eliminar o problema o mais rápido possível.

Os principais cuidados para evitar o acúmulo de Tártaro:

  • Para evitar o acúmulo de Tártaro você precisa, escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. Use uma escova com cerdas macias para evitar arranhar o esmalte dos dentes.
  • Use um fio dental diariamente, para remover a placa bacteriana e resíduos alimentares entre os dentes.
  • Visite o seu dentista regularmente (pelo menos a cada seis meses) para limpezas profissionais e exames.
  • Se você usar aparelho dental, certifique-se de manter ele limpo e não deixe de usar o fio dental.

Como remover o Tártaro do dente:

O indicado é que você procure um dentista, para fazer a limpeza e remoção de forma correta. O profissional utilizando de instrumentos específicos, faz uma raspagem no dente com Tártaro ou Placa. Isso serve, para identificar e remover também a existência de placas em partes mais escondidas da gengiva. 

Cuidados após a remoção do Tártaro:

Após o procedimento é feito um polimento e aplicação de flúor, deve-se ficar pelo menos trinta minutos sem ingerir alimentos, lembrando que quanto maior for o intervalo, mais tempo o flúor vai agir. O ideal é fazer a escovação pelo menos duas horas depois pelo mesmo motivo.

Não deixe de reforçar seus hábitos de higiene bucal. Escove sempre os dentes após as refeições e use fio dental todos os dias.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado