Para quem pensa em associar-se a uma franquia, um dos pontos mais importantes a conhecer é a taxa de royalties. Esse termo representa o valor pago pelo franqueado para poder utilizar o nome da marca em seu negócio.
Se você quer entender melhor sobre os royalties de franquia, continue a leitura. Preparamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas!
O que são royalties?
Os royalties de franquia são um valor a ser pago para a franqueadora. Eles dão direito a você se manter associado à franquia. Esse valor é, quase sempre, pago mensalmente e serve para cobrir o suporte fornecido pela franqueadora.
Antes de investir nesse tipo de negócio, é importante ter em mente que parte do seu lucro mensal será destinada à franqueadora. Cada franquia tem suas particularidades, mas, geralmente, os royalties equivalem a 5% a 10% do seu faturamento mensal.
Royalties x taxa de franquia
Enquanto os royalties são um valor pago mensalmente e que costuma ser variável, a taxa de franquia é o investimento inicial feito para se associar a uma marca.
A taxa de franquia é um investimento interessante, pois impulsiona seu negócio. Mesmo que ele seja novo no mercado, ao utilizar o nome de uma marca já estabelecida, vai ser conhecido pelos clientes.
No entanto, é importante fazer um planejamento financeiro para isso. Uma taxa de franquia pode custar desde R$ 5 mil até mais de R$ 100 mil.
Modelos de cobrança
O mais comum para a maioria das franquias é cobrar mensalmente uma porcentagem sobre o faturamento das unidades franqueadas. No entanto, há aquelas que cobram um valor fixo mensal ou mesmo bimestral.
A Lei de Franquias não determina o valor a ser cobrado nem a frequência. Por isso, a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis é informar-se detalhadamente antes de se tornar franqueado.
Valor fixo x porcentagem
A principal vantagem de ter um valor fixo de cobrança é que você pode se planejar melhor para esse pagamento mensal. Porém, principalmente no início do seu negócio, o valor pode comprometer a lucratividade.
Já o modelo de porcentagem é mais confortável porque varia de acordo com o seu faturamento, mas você acaba pagando um valor maior quando o seu negócio se torna mais bem-sucedido.
Taxa de marketing
A taxa de royalties serve para manter em funcionamento a empresa franqueadora e é uma de suas principais formas de lucro. Nela, estão inclusos suporte legal, atendimento ao franqueado, gerenciamento econômico etc.
A taxa de marketing serve para promover a imagem da franquia, seja na televisão, seja na internet, outdoors e outras formas de mídia. Ela pode ser incluída na taxa de royalties, mas em geral é cobrada separadamente.
Franquia sem taxa de royalties
A taxa de royalties é o que permite que a empresa franqueadora dê todo o suporte ao franqueado e possa se manter viável economicamente. Por isso, se você encontrar uma empresa que alega não ter taxa de royalties, desconfie.
Por outro lado, se o seu valor disponível para investimento não for muito alto, evite empresas muito famosas, pois elas costumam ter as maiores taxas.
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