O alinhador invisível é uma ótima opção para alinhar dentes tortos, problemas de oclusão e de apinhamento. Além disso, o alinhador é perfeito para quem deseja melhorar o sorriso sem abrir mão da estética. Isso porque eles são feitos de material completamente transparente e são removíveis. Assim, você não precisa se preocupar com bráquetes, nem fios de metal. Como todo tratamento ortodôntico, os alinhadores invisíveis necessitam de alguns cuidados, com a limpeza adequada, a remoção na hora das refeições e o uso contínuo por, pelo menos, 20h diárias. É justamente esse longo tempo de uso que pode causar o ressecamento da boca.
Neste artigo, vamos explicar por que isso ocorre e como evitar o ressecamento da boca e estimular a produção de saliva.
Como funcionam os alinhadores invisíveis?
Os alinhadores têm em sua composição policarbonato, por isso, são resistentes e, ao mesmo tempo, elásticos. Dessa forma, eles vão movimentando gradualmente os dentes para a posição correta. Portanto, é muito importante utilizar o aparelho corretamente.
As peças são trocadas a cada quinze dias e as consultas devem ser feitas mensalmente, ao menos no início do tratamento. Como o tratamento com os alinhadores invisíveis é baseado em planejamento digital, você tem mais autonomia durante os meses de utilização e já fica sabendo logo de cara como será o resultado final.
Como é a alimentação?
A alimentação é normal. Por serem removíveis, você não precisa se privar de nenhuma refeição. Não precisa parar de comer pipoca ou rapadura, apenas precisa retirar as peças e higienizá-las depois das refeições, bem como realizar uma boa escovação dos dentes.
Além disso, beba muita água durante o dia, por conta do ressecamento da boca.
Saiba mais sobre alimentação com os alinhadores invisíveis aqui.
Mas, afinal, o que causa o ressecamento?
O ressecamento acontece porque, com as placas, os dentes e a língua não entram em contato, o que inibe a produção de saliva. Por isso, é extremamente necessário que você tome água o tempo todo. Dessa forma, você evita o ressecamento e o mau-hálito.
Aqui vai uma dica: já que você vai precisar tomar muita água durante o seu tratamento, que tal tornar esse momento mais prazeroso? Adicione algumas frutas e deixe sua água saborizada: pode ser com hortelã, gengibre, morangos, uvas, laranjas e muito mais! Chás gelados e incolores também são uma boa pedida. Só não pode nada muito quente nem pigmentado, ok?
Assim, você preserva a sua saúde e a eficácia do seu alinhador invisível.
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram para mais dicas e informações.