Periodontia

Confira algumas doenças que envolvem essa região e saiba como notá-las:
Doença periodontal
A Periodontia realiza, entre outras coisas, o tratamento da doença Periodontal. Ela consiste no conjunto de problemas que afetam a gengiva e os ossos. Portanto, uma vez identificadas inflamações ou infecções nessas regiões, devem ser imediatamente tratadas. Em geral, isso é causado por falhas na higienização bucal. Além disso, as enfermidades podem incidir principalmente em pessoas que possuem o hábito de fumar ou tenham Diabetes.
Gengivite
Se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação, é provável que seja gengivite. Essa condição é o estágio inicial da doença periodontal e surge em função do acúmulo de placa bacteriana. Assim, esse resíduo é como uma película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.
Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar mau hálito, gosto ruim na boca e retração da gengiva. Se também houver infecção, pode ocorrer formação de pus. Isso causa um extremo desconforto.
O tratamento da gengivite consiste em uma limpeza realizada no consultório. Com ela, remove-se a placa e o tártaro. Além disso, o paciente deve aprender a como realizar a escovação correta, bem como sobre a utilização do fio dental. Assim, também pode ser necessário o tratamento com antibióticos.
Periodontite
A periodontite é a evolução, não tratada, da gengivite. Nesta fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos. Quando chega neste ponto, pode ocorrer até mesmo a perda dentária.
Isso ocorre devido à formação de bolsas na gengiva. O acúmulo favorece a destruição dos tecidos e o aparecimento de abscessos dentários. Ou seja, os dentes ficam moles. Assim, ocorre o risco de queda do elemento dentário e a infecção pode se espalhar até os ossos da arcada dentária.
Uma das complicações mais graves da doença envolve a endocardite. O problema ocorre quando a bactéria cai na corrente sanguínea e causa infecção nas válvulas do coração. A condição é bastante séria e pode ser fatal.
Assim como no tratamento para Gengivite, a cura da Periodontite envolve a profilaxia feita em consultório. Além disso, o dentista orienta a correta higienização bucal e o uso de antibióticos. Nos casos mais sérios, a gengiva só é limpa com cirurgia e com a remoção dos dentes.

Credibilidade
Dentistas especializados em todos os segmentos. Mais segurança para você.

Qualidade
Equipamentos de última geração, materiais certificados e esterilização 100% segura.

Estrutura
Todos os serviços odontológicos, clínicos e estéticos, em um só lugar!
Tem alguma dúvida sobre a periodontia?
Blog
Tudo sobre saúde bucal





