Quem busca por tratamentos ortodônticos atualmente, encontra uma série de opções no mercado. Desde o aparelho metálico até o alinhador estético, há diversas alternativas para quem quer ter um sorriso mais bonito e alinhado. Porém, você que quer um tratamento mais rápido e discreto, optou pelas moldeiras invisíveis. Legal! Mas, e agora? Como toda novidade, ela gera algumas dúvidas no começo. Você já deve ter se perguntado: como é feita a manutenção do alinhador estético, né?
Alinhadores: em quais casos são indicados?
Quais são as diferenças entre o aparelho fixo e o alinhador estético?
Em primeiro lugar, é preciso entender que independente do modelo escolhido, todos trazem a mesma vantagem: o alinhamento correto dos seus dentes! Porém, há algumas diferenças. No aparelho fixo, as peças são coladas nos dentes. Ou seja, você precisa ficar com ele, 24 horas por dia, até o final do tratamento. Já o alinhador, conta com uma excelente vantagem para os mais discretos: ele é removível. Ou seja, respeitando o período recomendado de 20 a 22 horas diárias de uso, você pode tirá-lo para comer, beber, escovar os dentes, etc.
Você sabe a importância da Limpeza Dentária para sua saúde bucal? Confira!
Respeitando isso e as demais recomendações dadas por seu dentista, o tempo de tratamento pode ser até 30% menor que o dos aparelhos convencionais. Além disso, ele facilita a higienização dos seus dentes, uma vez que ele pode ser totalmente retirado após as refeições para a escovação.
Alimentação com os alinhadores estéticos: como é feita?
No caso dos alinhadores estéticos, você recebe moldeiras feitas de poliuretano premium. A cada duas semanas, em média, você precisa substituí-las, conforme o planejamento feito por seu dentista. Então, o acompanhamento com o profissional e a manutenção do alinhador estético é fundamental para o bom andamento do procedimento, do início ao fim.
Limpeza do alinhador estético: como fazer?
Feito sob medida para você
Para que o tratamento seja feito sob medida para você, são necessários alguns procedimentos prévios. Um deles é o escaneamento 3D do seu sorriso, parte importante para definir o andamento do tratamento mês a mês. A partir de então, a placa é confeccionada de forma personalizada, a fim de trazer ainda mais conforto e praticidade para o seu dia a dia!
Sete motivos para você escolher o tratamento invisível
Manutenção do alinhador estético: como fazer?
Apesar de ser mais fácil, o alinhador estético também demanda diversos cuidados por parte do paciente. Apesar de não ter fios, braquetes ou borrachinhas, é preciso ir nas consultas de manutenção. Além disso, mesmo que seu tratamento tenha sido planejado do início ao fim, logo após a realização do escaneamento do sorriso, cada pessoa possui uma resposta diferente, dependendo do problema que ela tem. Portanto, ajustes nas moldeiras e trocas de estratégias podem ser comuns. E elas só podem ser verificadas pelo seu dentista! Então, não deixe de ir às consultas de manutenção.

Para quais casos os alinhadores são indicados?
Bateu a curiosidade de saber ainda mais sobre o tratamento? Ele pode ser indicado em diversos casos! É importante entender que, hoje em dia, pode-se realizar todo tipo de tratamento odontológico. Porém, é fundamental conversar com seu dentista e expor suas necessidades. Assim, com os exames clínicos e radiológicos, ele pode planejar a melhor forma de deixar seu sorriso ainda mais bonito!
Confira os problemas que o alinhador estético pode solucionar
Também, é preciso entender a importância do uso dos alinhadores. Por serem removíveis, eles dependem exclusivamente da colaboração do paciente. Então, lembre-se: ao optar pelo modelo, coloque-o novamente após às refeições e as escovações. E tome os cuidados necessários para não prejudicar as placas alinhadoras.