Você já se perguntou como é possível saber se a sua clínica odontológica está tendo um bom desempenho? Alguns fatores são evidentes, como alta lucratividade e uma boa avaliação nas redes sociais.
Porém, é importante ficar de olho em outros indicadores de desempenho, para aprimorar ainda mais o atendimento e os serviços oferecidos na sua clínica odontológica, aumentando a sua lucratividade.
Se você quer saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura e conferir!
1. Taxa de cancelamentos e atrasos
Os cancelamentos são péssimos para a lucratividade, pois você deixa de ganhar por um tempo que já estava reservado. Além disso, os atrasos acabam causando transtorno para os pacientes seguintes, causando uma má impressão sobre a clínica odontológica.
Uma medida para reduzir esses problemas é oferecer cancelamento online, assim, o paciente avisa com antecedência que não irá, e você pode abrir o espaço para um novo agendamento.
Mandar um lembrete (via SMS ou ligação) para avisar sobre a consulta no dia anterior também ajuda se o motivo da ausência ou atraso for esquecimento.
2. Número de pacientes que não marcam retorno
Um dos maiores indicativos de que o serviço e o atendimento prestados são bons é a fidelização dos pacientes. Quando muitos pacientes não retornam, é preciso descobrir o que houve de errado.
Muitas vezes, isso acontece por falta de tempo, ou em razão de o paciente julgar que não era necessário passar por uma consulta de novo. Mas vale ligar para pacientes que deveriam retornar e não retornaram para entender se houve algum problema.
3. Tempo na sala de espera de sua clínica odontológica
Para que seu negócio tenha um bom desempenho, é fundamental reduzir o tempo ocioso gasto esperando pela consulta. Embora uma sala de espera confortável e com água, wi-fi etc. ajude o tempo a passar mais rápido, ainda é preciso pensar nos compromissos que as pessoas terão após o atendimento.
Para reduzir o tempo na sala de espera, é importante calcular o tempo médio que você gasta por consulta e fazer os agendamentos na hora adequada. Também vale priorizar os pacientes que chegam primeiro, movendo o horário do atrasado para o próximo.
4. Faturamento mensal
A lucratividade é muito importante para qualquer negócio. Porém, para entender melhor se o seu negócio está indo bem, os faturamentos mensais são melhores indicadores de desempenho.
Isso porque se o faturamento do mês atual diminuir em relação ao anterior sem nenhum motivo (como férias ou excesso de feriados), é possível que tenha havido uma redução na qualidade do serviço prestado.
5. Turnover
O turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, é um problema para a empresa e para sua imagem. Quando há funcionários constantemente deixando a sua clínica e novos funcionários entrando, há dois problemas principais.
O primeiro é que os funcionários novos não têm experiência no funcionamento da clínica e são mais propensos a cometer erros, e o segundo é que essa rotatividade pode indicar que seu consultório não é um ambiente de trabalho agradável.
Para evitar o turnover, é importante promover reuniões esporádicas para ouvir as sugestões da sua equipe, e promover políticas de valorização e capacitação dos colaboradores.
Você já teve problemas com algum dos indicadores de desempenho no seu consultório? O que você fez para melhorar a situação? Conte para a gente aqui nos comentários!