Indicadores de desempenho das clínicas odontológicas: confira os principais!

19/05/2020

Indicadores de desempenho das clínicas odontológicas: Conheça os mais importantes!

Antes de mais nada, quando se fala em indicadores de desempenho das clínicas odontológicas, precisamos entender as KPIs (Key Performance Indicators). Essa é uma métrica altamente relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão. E, é nelas que o gestor analítico deve prestar muita atenção. Afinal, só assim ele conseguirá analisar o panorama de lucratividade e faturamento da clínica ou consultório odontológico. 

Vale lembrar que é preciso ficar atento sobre o que é métrica e o que de fato se torna uma KPI. As KPIs são indicadores importantes para uma clínica ou consultório dentário, sendo os principais objetivos que devem ser atingidos. Já a métrica em si, é apenas algo a ser medido.

Um indicador-chave de performance precisa ser valioso para o negócio e auxiliar você tomar decisões inteligentes. Por isso, a Dental Arte dispõe de um sistema analítico de performance para deixar os franqueados bem informados sobre o andamento do negócio.

Satisfação dos pacientes

A satisfação dos pacientes é, sem dúvidas, uma das métricas mais importantes para verificar e avaliar a eficiência da gestão de sua clínica ou consultório. Sendo assim, uma das maneiras de conseguir levantar esses dados é por meio das pesquisas de satisfação e aplicação de questionários, que podem ser distribuídos ou deixados como sugestão nas salas de espera e recepção.

Métricas como o tempo de espera, atendimento do dentista, satisfação com o orçamento e número de cancelamentos e faltas, além do número de retorno e indicações, podem ser utilizadas para montar essa KPI.

Ticket médio

Ticket médio é a média de gastos de cada paciente em seu negócio. Geralmente, o período estipulado é de 30 dias (um mês). Porém, análises trimestrais costumam a mostrar dados mais concretos. A fórmula do cálculo é bastante simples. Basta verificar as vendas, somar todos os seus valores e dividir pela quantidade de atendimentos do mês.

Veja o exemplo abaixo:

Foram feitos 20 procedimentos. 10 no valor de R$ 1.200,00 e 10 no valor de R$320,00. Somamos o valor total de todos os procedimentos. Que no caso será de R$ 15.200,00. Agora basta dividir R$ 15.200,00 por 20. Que resulta num total de 760,00. Isso significa que, em média, cada paciente gasta R$ 760,00 em sua clínica odontológica ou consultório.

Como resultado, você também tem uma base se seus valores estão adequados a hora trabalhada e cada profissional de sua equipe.

Faturamento

Com um bom sistema de gestão de clínica, é possível prever o faturamento diário e fazer projeções de valores a receber em um certo período, como em um ou dois meses, por exemplo. Por isso, a Dental Arte conta com um sistema preparado de gestão, sendo eleita destaque no segmento pelo prêmio MPE-Brasil do SEBRAE.

Acima de tudo,  com base nessas métricas, você pode otimizar a administração do orçamento, além de conhecer qual a lucratividade do consultório ou de sua clínica odontológica.

Taxa de ocupação

Por último, a KPI de taxa de ocupação está relacionada a porcentagem do tempo que seu consultório está ocupado com atendimentos. Com essa informação, você pode avaliar sua taxa de ociosidade. 

Traçar estratégias para captar pacientes antecipadamente ante há uma possível crise, também é uma opção. A análise deste indicador ajuda a verificar dois pontos importantes:

  1. Quanto tempo sua cadeira permanece vazia?
  2. Quais os motivos de sua cadeira continuar vazia?

Para ter esta resposta, basta fazer um cálculo simples de regra de três. Saiba qual a sua capacidade de número de atendimentos por mês e o número de horas efetivas que foram trabalhadas. 

A fórmula é a seguinte: Número de horas atendidas x 100 / Capacidade instalada.

Portanto, o resultado desta conta é sua taxa de ocupação!

Precisando de ajuda para melhorar a performance de seu consultório ou clínica? Converse com a nossa equipe! A Dental Arte é vencedora do prêmio melhores franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dos anos de 2019 e 2020. Clique aqui e fale com um consultor.

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