Para quem possui uma clínica ou consultório odontológico, as rotinas de biossegurança já são bem conhecidas. Porém, em um período atípico, como o que estamos vivendo com a Pandemia do novo Coronavírus, alguns cuidados extras devem ser tomados. A biossegurança nada mais é que o conjunto de medidas, que busca minimizar os riscos de determinada atividade.
Essas ações não beneficiam apenas os profissionais ligados diretamente à uma empresa. Também são fundamentais para garantir que não existam danos ao meio ambiente e à saúde de todos os envolvidos. No caso da Odontologia, a biossegurança diz respeito às práticas necessárias para minimizar o riscos físicos e químicos.
Além disso, o não cumprimento das rotinas de biossegurança também pode causar diversas complicações, principalmente com a Vigilância Sanitária do município onde o negócio está instalado. Por isso, confira nossas dicas para reforçar esses cuidados e garantir a saúde de sua equipe e de todos ao seu redor!
Rotinas de biossegurança e Coronavírus
Parece óbvio, mas deve sempre ser lembrado: lave as mãos. Principalmente com a propagação cada vez mais frequente do novo Coronavírus, devemos sempre realizar essa higienização. Seja com água e sabão ou álcool em gel, não deixe de praticá-la!
Os equipamentos de proteção de toda equipe, que envolve desde os dentistas, até a equipe de Higienização também devem ter o máximo de cuidado. Afinal, são mais uma camada de proteção aos profissionais. Lembre sua equipe de utilizá-los apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas, refeitórios e banheiros. Quando não estiverem em uso, disponibilize um local adequado para guardá-los.
Além do jaleco e touca, as máscaras viraram item obrigatório a todos. Jamais dispense seu uso. Aliás, troque-as constantemente! Além de serem para proteção, devem ser utilizadas corretamente. Jamais deixe-a pendurada no queixo e ou penduradas abaixo do nariz. Use-as corretamente e, igualmente, oriente sua equipe.
Essa higienização deve ser estendida aos ambientes da clínica. Reforce com a equipe que é fundamental que superfícies e objetos devem ser constantemente higienizados. Bem como, os consultórios devem ser limpos a cada paciente, minimizando ainda mais os riscos de uma possível contaminação.
As luvas também são um dos objetos para a proteção dos colaboradores que mais merece atenção. Devem ser usadas sempre que necessário e trocadas a cada interação. O descarte correto delas deve ser observado, principalmente após contato com materiais biológicos.
Mantenha a vacinação em dia
Por estarem frequentemente envolvidos com sangue e demais substâncias, é importante reforçar com os colaboradores a importância de manter as vacinas em dia. Caso ocorra algum acidente envolvendo agulhas ou demais instrumentos perfurantes, isso pode prevenir problemas. Ressalte a importância dos protocolos de segurança e de notificação nesses casos, para tomar as medidas cabíveis.
Esterilização de materiais
Parece óbvio, mas não custa nada destacar: sempre esterilize de forma adequada os instrumentais da sua clínica. Assim, a equipe de Esterilização deve ter o treinamento adequado para garantir a saúde e segurança dos seus pacientes e colegas.
Você sabia que em uma rede de Franquias, você recebe suporte completo em todas as áreas do negócio, inclusive que garantem o cumprimento de todas as normas de biossegurança? Portanto, converse com nossa equipe e agende uma reunião com um de nossos consultores! Clique aqui!