Gengivas avermelhadas: quando devo me preocupar?

Gengivas avermelhadas é sinal de perigo?

Olhou no espelho e notou aquele vermelho acentuado nas gengivas? Então, cuidado! O vermelho é a cor de alerta, podendo ser um problema! Gengivas saudáveis são firmes e têm uma cor rosa-pálida. As bactérias podem levar à inflamação das gengivas, conhecida como gengivite, que é o estágio inicial da doença. Já a periodontite é mais avançada e requer ainda mais cuidado. Para evitá-las, entenda melhor sobre a situação: 

Problema comum e rotineiro?

Esse é um problema torna-se comum pela falta de uma rotina de escovação adequada e procedimentos da saúde bucal. Vale a pena ressaltar o uso do fio dental e enxaguante para prevenção. Por isso, observando vermelhidão, inchaço, sangue, ferimentos e outros problemas na gengiva, um dentista especializado deverá ser consultado o mais rápido possível.

Para isso a Dental Arte conta com 25 clínicas pertinho de você.

De acordo com a Academia Americana de Periodontia, a principal causa de inflamação da gengiva é a placa bacteriana. Porém, outros fatores podem contribuir para esse problema ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Entre eles, estão o estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos.

Como tratar a gengivite? 

A gengivite não é resolvida com uma escovação comum, sendo tratada somente com ajuda de instrumentos odontológicos além de produtos indicados pelo profissional. Mas, vale ressaltar que, depois da solução encontrada pelo dentista, se a higiene bucal não for tratada como prioridade o problema pode voltar e ainda mais intenso.

Deve-se evitar ao máximo, depois do tratamento, o surgimento de placas bacterianas que possam trazer novamente a gengivite. Por isso, alguns cuidados devem ser realizados no dia-a-dia:

  1. – Escovar dos dentes ao menos três vezes ao dia e de modo a retirar as placas bacterianas e os restos de alimentos contendo o aparecimento do tártaro;
  2. – Utilizar o fio dental regularmente para a retirada dos restos de alimentos, como dito acima;
  3. – Evitar o uso de cigarros e outros tipos de tabaco;
  4. – Ter consultas com o dentista de forma habitual.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado