Maio Vermelho conscientiza sobre a prevenção e diagnóstico do câncer bucal

Para prevenir e fazer um diagnóstico precoce do câncer bucal, o calendário da saúde considera este mês como o “Maio Vermelho”. O câncer da boca é um tumor maligno que pode afetar os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos diagnósticos de câncer de boca ocorrem em fumantes e esse risco é aumenta se for combinado com a ingestão de álcool. No Brasil o câncer bucal é o quinto mais frequente em homens e o sétimo entre as mulheres.

O que pode causar o câncer bucal?

Alguns fatores causam mais propensão ao desenvolvimento da doença. Confira alguns deles:

• Consumo de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos etc.
  • Consumo excessivo de álcool.
  • Idade: a maioria dos tipos de câncer bucal ocorre em pessoas acima dos 40 anos.
  • A exposição solar sem proteção pode aumentar as chances de desenvolver câncer nos lábios.

Quais são os principais sintomas?

• Lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam e que sangram com facilidade.
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios.
  • Nódulos no pescoço.
  • Dificuldades para falar, engolir, mastigar e movimentar a língua.
  • Sentindo qualquer um ou mais sintomas você deve procurar um dentista.

Confira algumas dicas de prevenção ao câncer bucal

A melhor forma de tratar é prevenir. Então antes de mais nada é importante não fumar, e se possível evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, é bom manter o peso corporal dento dos limites da normalidade. Por isso o ideal é adotar uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

Acima de tudo é fundamental realizar corretamente a higiene bucal diária. Desse modo, não se pode esquecer de frequentar periodicamente o dentista, pelo menos duas vezes ao ano. Bem como utilizar filtro solar nos lábios. E lembrar de usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.

Como é o tratamento?

A princípio caso você observe o surgimento de algum sinal, deve procurar imediatamente um cirurgião-dentista. Se você for diagnosticado logo no início, maior será a chance de tratamento e cura. Lembrando que a descoberta tardia de um tumor maligno na boca pode comprometer a fala, a mastigação, a deglutição e a estética da face. Além disso, aumenta as chances de a doença causar sequelas maiores após o tratamento.

O tratamento é feito através de um procedimento cirúrgico, que pode ser associado a sessões de radioterapia e quimioterapia. Além disso, os cirurgiões tentam retirar o tumor. E assim, é feito um tratamento multiprofissional, com o suporte de enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas, para a recuperação do paciente.