O Clareamento Dentário é uma das técnicas mais utilizadas para quem quer deixar o sorriso mais bonito e branquinho. Diversos fatores podem influenciar no aparecimento de manchas e do aspecto amarelado. Seja pelo próprio tempo, alimentação ou hábitos de escovação, isso pode ocorrer. Mas, não se preocupe. Atualmente, é bem fácil deixar seu sorriso do jeito que você sempre sonhou! Porém, ao optar pelo procedimento, surgem algumas dúvidas. Então, veja em nosso conteúdo quais são os mitos e verdades do clareamento!
Provavelmente, você já deve ter ouvido frases como: “não se deve consumir nada com corante”, “clareamento deixa os dentes sensíveis”, “o clareamento a laser é melhor”, né? Porém, nem tudo isso é realidade. Confira abaixo:
Principais Mitos e Verdades do Clareamento
Saiba mais sobre um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos! Além disso, não esqueça: procure a opinião de um especialista!
1) Alimentos com corantes e pigmentos não devem ser consumidos
Com certeza, você já deve ter ouvido essa. Porém, se você é apaixonado por café, vinho e chocolate, pode ficar tranquilo (a). O consumo desses alimentos não é proibido! Porém, devem ser reduzidos, porque, afinal, os dentes estão com os “poros” abertos. Assim, ficam mais expostos a manchas. Contudo, para reduzir o risco após consumi-los, beba água e faça um bochecho. E, não esqueça de escovar os dentes em seguida!
2) Clareamento traz sensibilidade
Entre os mitos e verdades do clareamento, essa frase também é uma das mais recorrentes. Ela é parcialmente verdade. Em geral, depende do organismo de cada pessoa. Além disso, existem produtos e técnicas que amenizam o problema. Assim, é fundamental buscar a avaliação de um especialista e jamais buscar técnicas por conta própria. Afinal, se você tem retração gengival, por exemplo, pode haver sim sensibilidade durante o tratamento.
3) O clareamento altera a restaurações
Na verdade, o que ocorre neste caso é que o gel clareador não consegue ser inserido na cor das restaurações. Assim, os dentes que possuem o procedimento ficam mais escuros do que os dentes clareados, causando um maior impacto nas cores. Todavia, talvez seja preciso trocar ou retocar as restaurações antigas.
4) O resultado não fica natural
Mito. O clareamento respeita o tom natural do dente. Então, em conjunto com a avaliação profissional, seus dentes atingirão o tom mais claro possível, respeitando a harmonia do seu sorriso.
5) Clareamento a Laser é mais efetivo que o Caseiro
Ambas as técnicas conseguem produzir os mesmos resultados: um sorriso mais branco! Porém, o procedimento escolhido depende da escolha do paciente e, também, do que o dentista avalia melhor para a saúde bucal. Além disso, o Clareamento a Laser é mais rápido que o Caseiro, tendo seus resultados visíveis após a primeira sessão, de cerca de 1h. Em contrapartida, no Clareamento Caseiro, sua eficácia é demonstrada a partir da segunda semana.
Ficou interessado (a)? Portanto, agende sua avaliação agora mesmo conosco!