Antes de mais nada, o implante dentário é um procedimento que consiste na colocação de uma prótese de metal (titânio) na mandíbula ou maxila. Tem como objetivo substituir um ou mais dentes perdidos. Essa prótese funciona como a raiz do dente e serve como suporte para a colocação dentária artificial. É uma solução permanente e altamente eficaz para restaurar a função e a estética dos dentes.
O processo:
O implante dentário é realizado em etapas. E leva alguns meses para ser concluído, dependendo de cada caso. A princípio, o cirurgião dentista faz uma avaliação da saúde bucal do paciente, incluindo exames de raio-x e tomografias. Tudo para verificar se ele tem estrutura óssea o suficiente para a colocação do implante.
A etapa da cirurgia costuma ser bastante ágil. Geralmente dura de 30 a 40 minutos. O paciente recebe anestesia local. O dentista realiza uma incisão na gengiva a fim de alcançar o osso para a perfuração. Dessa forma ele consegue encontrar espaço para colocar o pino de titânio.
Depois disso, é necessário colocar uma espécie de tampão de proteção e são feitos pontos para isolar a região. E aí vem um período chamado Osseointegração, que pode variar de quatro a seis meses, dependendo de cada paciente. Período esse em que o osso se funde ao implante e tudo torna-se parte do corpo. Posteriormente a Osseointegração, é feita a instalação da prótese dentária artificial, que pode ser uma coroa, ponte ou dentadura.
Finalmente, é mantida uma prótese dentária personalizada no pilar, proporcionando uma restauração estética e funcional completa. Ela é projetada para se assemelhar aos dentes naturais do paciente, tanto em termos de cor quanto de forma, para obter resultado estético harmonioso.
Pós operatório:
Muito importante, nas primeiras 48 horas, o paciente deve descansar, evitar abaixar a cabeça e relaxar sem praticar atividade física. A recomendação é fazer repouso para evitar edemas, sangramentos ou infecções. O seu dentista também vai recomendar o uso de alguns medicamentos. É fundamental utilizar os produtos conforme orientação, já que tudo contribui para que a sua recuperação seja mais rápida e sem intercorrências.
Outra indicação, é o uso de compressas geladas, que são encontradas em farmácias. Elas atuam para reduzir a dor ou inchaços. Isso porque as baixas temperaturas proporcionam a retração dos vasos sanguíneos. Outra solução é o próprio paciente desenvolver uma compressa de forma caseira, utilizando pano úmido com água fria.
O implante dentário têm uma taxa de sucesso alta e são uma opção segura e eficaz para substituição de dentes perdidos. Eles podem melhorar a aparência estética e a função mastigatória do paciente, além de ajudar a prevenir a perda óssea na mandíbula ou maxila. É importante ressaltar, que o paciente tenha sempre uma boa higiene bucal e faça acompanhamento regular com o dentista para manter a saúde dos implantes e da boca como um todo.