Você já ouviu falar em Osseointegração do Implante Dentário? O processo pode ser entendido como o tempo necessário que o organismo leva para realizar a união funcional da peça de titânio ao osso que em que ela foi inserida. O andamento desta etapa é o que garante uma boa adaptação da prótese que será colocada posteriormente.
Inicialmente, com a instalação do implante, ocorre a formação de um coágulo e do tecido de granulação. Após uma a duas semanas, ocorre o processo de reabsorção do osso que está ao redor do implante. Logo, ele será substituído por uma nova estrutura óssea. A cirurgiã-dentista Maria Lucia Sartori Bertoglio (CRO-RS 9776), especialista em próteses, esclarece que a média de tempo da osseointegração é de três meses. “Isso depende da qualidade óssea do paciente”, afirma.
A Dra. Maria Lucia destaca que existem três tipos de período para a osseointegração. “Pode ser imediato, quando a qualidade óssea do paciente é tão boa que permite a colocação da prótese em até um mês. Já na osseointegração intermediária, demoramos cerca de três meses. O período máximo para o processo é de até seis meses”, diz.
O que é necessário saber sobre a Osseointegração do Implante Dentário?
É fundamental que o implante dentário seja feito por um especialista. Afinal, apenas o profissional capacitado pode realizar uma anamnese detalhada, verificando as condições de saúde do paciente. Além disso, são necessários exames de raio-x para analisar a área que receberá o implante, hemogramas, coagulograma e índices glicêmicos. Só assim você pode ter certeza que sua osseointegração ocorrerá da maneira correta.

Como funciona o Implante Dentário?
A perda dentária pode afetar extremamente a saúde bucal. Por isso, uma das opções para restabelecer o sorriso e não ter problemas futuros é a colocação do implante dentário. Ele atua como substituto do dente perdido e como suporte da futura prótese. O implante traz mais estabilidade ao sorriso, pois evita que movimentações ocorram. Assim, há mais segurança para sorrir, falar e mastigar.
Colocando o implante dentário, é possível descartar o preparo e o desgaste dos dentes naturais. Assim, só é necessário ter gengivas saudáveis e ossos adequados para a sustentação. Por isso, invista em uma higienização adequada e visitas regulares ao dentista. Essa é uma excelente maneira de garantir sucesso ao longo prazo do procedimento.
Benefícios do Implante Dentário
Ao escolher o implante dentário para dar início a um novo sorriso, se opta por um procedimento que trará ainda mais qualidade para sua vida. Além disso, o material é biocompatível com o nosso organismo. Isso garante a plena osseointegração do implante dentário.
Sem dor
A osseointegração do implante dentário ocorre sem dores ou complicações. Isso porque, como dito anteriormente, a ligação com a estrutura óssea ocorre de forma natural, com a migração de células para a região.
Facilidade de adaptação
Por ser biocompatível, a taxa de rejeição do implante dentário é quase nula. Por isso, não deixe de seguir as recomendações do seu dentista, certo?
Mais autoestima
Quem não quer ter a segurança de sorrir sem medo, né? O implante dentário oferece essa confiança. Afinal, você não precisa se preocupar com movimentações dentárias, uma vez que ele atua como a raiz do seu novo dente!
Qualidade de vida
A falta de um ou mais dentes prejudica além da autoestima, a qualidade de vida. Se for uma perda de dentes que ficam mais visíveis, então, pior ainda. Você sente vergonha para sorrir, falar ou comer na frente dos outros. Assim, deixa de aproveitar todos os momentos bons que merece! Se livre dessa insegurança. Após a osseointegração do implante dentário, você fica livre para curtir a vida!
Quer saber mais? Agende agora mesmo uma avaliação com um de nossos especialistas!