Você faz parte do time de pessoas que tem preguiça de usar o fio dental? Saiba que a higiene bucal não se trata apenas de escovar bem os dentes. Somente esse procedimento não é suficiente para manter a sua boca longe de qualquer doença. O momento de limpeza da cavidade bucal deve, obrigatoriamente, começar com o fio dental, seguir com a escovação dos dentes e finalizar com a limpeza da língua.
Se você não enxerga a importância do uso do fio dental, continua lendo esse post e veja quatro características sobre ele elemento indispensável para a saúde bucal. Confira:
1 – O fio dental é essencial na limpeza
As cerdas da escova de dente não conseguem alcançar todos os locais da cavidade bucal. Por isso, apenas a escovação não é suficiente e o fio dental é a melhor maneira de chegar aos pontos inalcançáveis pela escova. O fio dental ajuda na remoção da placa bacteriana e retira os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Vale lembrar que o acúmulo de placa pode dar origem a problemas como mau hálito e inflamações na gengiva.
2 – Use o fio dental uma vez ao dia e veja a diferença
É recomendado que se escove os dentes após as principais refeições. O fio dental, no entanto, se for usado uma vez ao dia já garante que sua boca fique protegida. A dica é optar pelo uso à noite, antes de dormir. Dessa maneira, você elimina os resíduos que estavam entre os dentes e fica prevenido do acúmulo de placa.
3 – É bem simples de usar, não tem erro
A maioria das pessoas não usa o fio dental por preguiça. Mas passar o item é muito simples: pegue o fio e encaixe entre dois dentes. Então, faça um movimento de vai e vem, indo de cima para baixo, esfregando de maneira contínua. O fio dental precisa chegar até a linha da gengiva para ser feita a higiene ideal. Como diz o ditado: é preciso ter jeito e não força.
4 – Existem diversos modelos de fios dentais, um para cada tipo de sorriso
Apesar de haver vários tipos de fios dentais, o importante é fazer uso diariamente. Para descobrir qual é o fio dental mais indicado para você, é necessário conversar com o seu dentista. Conheça alguns tipos:
– Múltiplos filamentos: é o modelo tradicional;
– Filamento único: ideal para quem possui uma arcada ajustada, ele é mais fino e achatado;
– Super floss: se você tem aparelho ortodôntico ou implante, é o tipo certo para usar;
– Fio com ação whitening: ele consegue fazer uma limpeza mais profunda e desliza facilmente entre os dentes, aumentando o branco do sorriso;
– Multibenefícios: esse fio limpa seus dentes e ainda ajuda a prevenir doenças gengivais.