Todas as pessoas consomem produtos ou serviços, mas apenas aqueles que estão de acordo com o seu perfil. Nem tudo serve para todos, por isso, na hora de fazer a captação de pacientes, você precisa de um planejamento estratégico para atingir exatamente o seu público.
É dessa forma que suas decisões serão direcionadas corretamente, a fim de que as ações praticadas coloquem sua clínica em evidência para as pessoas que teriam interesse nos serviços que você oferece. Desse modo, tudo fica personalizado e não dispensamos tempo ou recursos para algo que não traria o retorno esperado.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo e entenda exatamente por que a sua clínica precisa de um planejamento estratégico. Veja, ainda, como você pode elaborá-lo a fim de atrair mais pacientes e manter um bom movimento. Boa leitura!
Por que é preciso ter um planejamento estratégico para captação de pacientes?
As pessoas não são iguais. Elas apresentam características muito diferentes referentes à sua personalidade, ao poder aquisitivo, às preferências, às necessidades, entre outros. Sendo assim, os produtos e serviços que consomem estão de acordo com esses fatores.
Por isso, podemos classificar os grupos de pessoas em diferentes tipos de público. No que se refere aos atendimentos odontológicos, isso também acontece. Afinal, pessoas que têm os dentes alinhados, por exemplo, não precisam de tratamento ortodôntico. Mas, elas podem desejar procedimentos estéticos, como o clareamento.
Sendo assim, a captação de pacientes para uma clínica odontológica deve ser feita de uma maneira estratégica. Então, é necessário fazer um planejamento a fim de definir exatamente qual é o tipo de público que se pretende atingir e de que maneira isso será feito.
Essa prática contribui para elaborar campanhas de marketing mais eficazes e, além disso, mostra onde podemos encontrar as pessoas interessadas nos tratamentos oferecidos. Desse modo, não dispensamos recursos e nem tempo com estratégias ineficazes.
Ou seja, por meio da elaboração de um planejamento para captação de pacientes, conseguimos destinar adequadamente os investimentos em divulgação e aumentamos as chances de obter resultados mais rápidos. Isso porque conversaremos com as pessoas certas e no momento exato, tornando os serviços interessantes para elas.
Como elaborar um planejamento para captar pacientes?
Como existem públicos diferentes, então, as estratégias adotadas no planejamento para a captação de pacientes também são distintas. Na verdade, elas são basicamente as mesmas, porém, sofrem algumas modificações em detalhes que as tornam personalizadas.
Ficou difícil entender? Não se preocupe. A seguir, listamos algumas ações essenciais para você fazer um bom planejamento e captar pacientes para a sua clínica odontológica. Acompanhe e veja que são práticas muito simples, mas, geralmente, negligenciadas e que, quando adotadas, trazem excelentes resultados.
Defina o perfil do seu público
Quando escrevemos uma carta ou um e-mail, a mensagem é destinada para uma pessoa ou empresa em específico, certo? Sabemos exatamente com quem estamos falando, então, adotamos uma linguagem adequada para esse interlocutor.
Sendo assim, na hora de fazer a captação de pacientes por meio das suas campanhas de divulgação, a primeira coisa que se deve ter em mente é para quem você está falando. Quais são as pessoas interessadas nos serviços que você oferece? Qual é o público que você deseja atingir?
É essencial ter informações básicas sobre essas pessoas para quem você deseja encaminhar a sua mensagem, de acordo com o trabalho que realiza. Pesquise qual é o perfil do paciente ideal. Seriam jovens solteiros, casais, mulheres, pais, idosos, pessoas preocupadas com a saúde ou a estética? Enfim, com quem você deseja falar?
Crie campanhas adequadas
Uma vez que você definiu qual é o perfil do seu público, é hora de refletir sobre a melhor maneira de transmitir a mensagem para ele. Haverá uma linguagem mais adequada, bem como uma organização de ideias coerentes com os interesses dessas pessoas.
Para adultos jovens ou maduros, que desejam valorizar a sua imagem em função do mercado de trabalho, por exemplo, é necessária uma linguagem com uma mensagem que transpasse a importância de cuidar do sorriso para ter sucesso profissional. Isso, porém, nem sempre é adequado para um público mais idoso, por exemplo.
Nesse caso, geralmente, as pessoas estão em busca de cuidados com a saúde para ter mais qualidade de vida e satisfação com a própria imagem. Percebeu a importância de adequar as suas campanhas? Não há como falar da mesma forma com todos, pois, ao utilizar uma mensagem ou uma linguagem inadequadas, você não conversará com o público ideal.
Escolha os canais corretos de divulgação
Ao criar o perfil do seu público, você também terá uma noção de quais são os canais mais eficazes para transmitir a sua mensagem para ele. É possível elaborar campanhas de marketing tradicional e marketing digital. Ambas são importantes atualmente, mas os seus esforços devem ser destinados à modalidade que possa surtir mais efeito.
Seu público está muito presente na internet? Utiliza as redes sociais? Quais são aquelas mais relacionadas à sua faixa etária, à classe social ou aos interesses pessoais? Considere essas informações para fazer a mensagem chegar ao seu paciente em potencial.
Facilite a comunicação
É comum que empresas percam clientes porque o processo de comunicação com elas é muito complicado. Isso não pode acontecer com a sua clínica. Se você deseja fazer a captação de pacientes, é importante disponibilizar canais de comunicação acessíveis para o seu público.
Existem diversas opções atualmente, sendo interessante adotar os recursos que forem possíveis, como um e-mail, as redes sociais, o telefone fixo e o aplicativo de mensagens. Assim, as pessoas poderão optar por aquilo que é mais confortável para elas e adequado à sua realidade.
Porém, não se esqueça de que, uma vez feita a divulgação desses canais, é importante que eles sejam realmente monitorados. De nada adianta um paciente entrar em contato com a sua clínica e não receber a devida atenção ou resposta.
Trabalhe a imagem da clínica
A imagem da sua clínica também precisa ser trabalhada para que transpasse profissionalismo. Isso está relacionado com recursos visuais, como logotipo, fontes, cores e outros elementos gráficos, mas também se refere a valores e missões.
É interessante que você deixe claros quais são os objetivos da clínica e o que pretende alcançar com os serviços prestados. Eles precisam envolver o cuidado com a saúde das pessoas, a atenção ao seu bem-estar e à qualidade de vida, o desejo de elevar a autoestima, entre outros.
Todos esses detalhes fazem a diferença na hora de o público optar entre uma clínica odontológica e outra. Afinal, eles cativam a simpatia e despertam (ou não) confiança, por isso, também devem ser bem elaborados.
Conte com uma ajuda especializada
Contar com a ajuda de especialistas é sempre uma excelente alternativa para quem tem dúvidas sobre como fazer a captação de pacientes. Você pode deixar as suas campanhas de marketing, por exemplo, sob a responsabilidade de uma agência especializada, ou, então, optar por uma franquia, como a Dental Arte.
Nesse último caso, você já terá todo um planejamento previamente realizado e não precisará se preocupar com toda essa construção de imagem, com o estudo do perfil do público e com outros detalhes que implicam a divulgação da sua clínica. Além disso, terá a assessoria de profissionais para estruturar o seu negócio da melhor forma possível.
Para fazer a captação de pacientes, é essencial realizar um bom planejamento. Somente assim, você conversará com as pessoas certas no momento exato e transmitindo a mensagem correta. Não se esqueça de que optar por uma franquia reduz esse trabalho e aumenta suas chances de sucesso por associar o seu nome a uma marca forte no mercado.
Está precisando de ajuda para captar mais pacientes? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar no sucesso da sua clínica!