Tratamentos para Bruxismo: quais são as opções?

10/02/2020

Você tem o hábito constante de ranger e pressionar os dentes? Acorda com dor de cabeça ou na mandíbula? Saiba que isso pode ser sinal de bruxismo. O problema ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada. Geralmente produz o som do “rangido”, especialmente durante o sono, mas também pode ocorrer durante o dia. Para que você não precise mais sofrer com isso, confira os tratamentos para bruxismo e como eles funcionam!

Urgência odontológica e agora?

Muitas vezes o bruxismo – principalmente o diurno – está ligado à fatores psicológicos, como a ansiedade. Não é a toa que o estresse hoje em dia é uma das causas mais comuns para essa condição. 

Por que o bruxismo ocorre?

Existem uma série de fatores que causam o bruxismo. Vai desde os alimentos que você consome, ao seu nível de preparo físico. Até sua estabilidade emocional pode ser determinante na hora de identificar a causa. Portanto, o primeiro passo é fazer um check-up para garantir que sua saúde está em dia.

Outro ponto de atenção, é o número de horas que você dorme. Tem descansado o suficiente para repor as energias gastas no dia a dia? Não deixe de anotar seus hábitos e pontuar todo e qualquer detalhe e alteração em sua rotina. Eles podem ser fundamentais na hora do seu diagnóstico.

Mais do que isso, fique atento também aos fatores externos. Como assim? Cuide do ambiente em que você vive, note como você interage com outras pessoas e como lida com desafios. Afinal, o estado de  sua saúde emocional também pode ser uma causa para o bruxismo.

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Você pode nem mesmo perceber que estão fazendo. Por isso, muitas vezes, quem possui só nota quando alguém comenta sobre o ranger. Você também pode notar quando realiza algum um exame rotineiro. Assim, o dentista pode avaliar possíveis desgastes e rachaduras no esmalte.

Você sabe como escovar os dentes corretamente?

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. O profissional é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Quais são as consequências do bruxismo?

O bruxismo pode trazer inúmeros outros problemas para você. Entre eles, o desgaste do esmalte dentário, o que expõe a dentina. Isso traz o aspecto mais amarelado aos dentes. Além disso, o ranger excessivo pode causar quebra dos dentes, sensibilidade e dor excessiva.

O que fazer com um dente quebrado?

Viu como o bruxismo pode ser bem mais do que só forçar seus dentes? Inúmeros problemas podem vir dele! Então, não deixe de realizar regularmente uma avaliação com um dentista, certo? Só ele pode indicar o melhor tratamento para o seu caso. Você pode conferir alguns deles abaixo:

Sensibilidade dentária: qual o melhor tratamento?

Quais são os tratamentos para bruxismo?

Após confirmar o diagnóstico do bruxismo, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar as consequências causadas pela doença. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão e o ranger dos dentes. Elas são moldadas conforme a arcada dentária de cada paciente, semelhantes às moldeiras de clareamento. 

Placa de tratamento para bruxismo

Ainda se o bruxismo for uma consequência de problema de alinhamento de mordida (má oclusão), há outros tratamentos. Desde uma restauração até algum tipo de tratamento ortodôntico, com o uso de aparelho.

Como muitas vezes o bruxismo pode ser relacionado a causas psicológicas, há ainda outros tratamentos. Diferentes técnicas de relaxamento podem ser aplicadas. Por exemplo, massagens ou panos quente no local. Assim, o local não sofre com a tensão e os prejuízos são minimizados.

bruxismo é uma condição séria e que precisa de acompanhamento odontológico especializado.

Botox é aliado no tratamento contra o bruxismo

Outra solução é a indicação de exercícios que relaxem os músculos maxilares durante o dia. Em casos extremos, pode ser necessário também o uso de medicações específicas para dor. Portanto, para saber mais, não deixe de realizar visitas regulares ao dentista!

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado