A sensibilidade nos dentes é algo que dificulta o dia a dia de qualquer pessoa. Não poder beber algo gelado ou sentir aquele incômodo precisa ser combatido. Mas, como fazer isso? Como prevenir a sensibilidade? Hoje vamos falar sobre isso.
Primeiramente, é importante saber como a sensibilidade nos dentes acontece. Entendendo o que pode provocar o problema, fica mais fácil de prevenir.
A SENSIBILIDADE NOS DENTES
A sensibilidade nos dentes ocorre quando a dentina, que é a parte que recobre o nervo, fica exposta. Assim, o nervo fica igualmente exposto e isso faz com que a temperatura dos alimentos, além de resíduos ácidos ou doces, gerem uma reação nele.
Geralmente, a exposição da dentina ocorre quando há perda de esmalte nos dentes, ou por problemas da gengiva. Dessa forma, é importante manter uma boa higienização da boca. Sempre consulte um profissional para ter mais certezas sobre o problema.
Sensibilidade: como tratar?
Primeiramente, é importante saber que a sensibilidade também pode ser causada por cáries ou gengivite. Nesses casos, o dentista pode optar por uma restauração ou uma profilaxia. Mas, primeiramente, é importante falar com seu dentista.
Agora, se o problema é, de fato, a exposição da dentina, o tratamento é outro. Serão necessários procedimentos tanto em casa, quanto no consultório para reduzir a sensibilidade.
Procedimentos em consultório
- – Colocação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar com o esmalte e a dentina;
- – Aplicação de espuma ou gel de flúor, por meio de moldes, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
- – Inclusão de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina e ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
- – Aplicação de laser terapêutico;
Escove corretamente os dentes, mas não em demasia, com uma escova de cerdas macias. Além disso, uma pasta de dente específica e com alta concentração de flúor podem ajudar no tratamento da sensibilidade nos dentes. Esses são os cuidados para se ter em casa.
Não esqueça de sempre consultar um profissional.