Você sabia que também é preciso fazer benchmarking para consultórios odontológicos? Essa estratégia consiste em analisar as práticas aplicadas por empresas do mesmo setor. Ou seja, nada mais é do que observar o que os seus concorrentes estão fazendo.
Para os dentistas, isso também é importante porque ajuda a conhecer melhor o mercado e analisar se algum erro está sendo cometido. Também permite saber quais são os pontos fracos e o que pode ser melhorado no negócio. Ainda identifica oportunidades para proporcionar o crescimento da clínica.
Para que você entenda melhor como essa prática funciona, preparamos este artigo explicando os benefícios do benchmarking. Também trazemos algumas dicas de como realizá-lo. Continue lendo para aprender mais sobre essa técnica!
Quais são os benefícios do benchmarking para consultórios odontológicos?
O benchmarking não é uma prática tão nova assim. Na verdade, ele já é aplicado há muito tempo. Principalmente com o intuito de analisar produtos e processos e verificar se está apresentando um bom desempenho em relação aos seus concorrentes.
Ao utilizarmos o benchmarking para consultórios odontológicos, conseguimos observar quais são as práticas mais comuns nesse mercado. E, se de fato, estamos oferecendo um atendimento de qualidade. A prática também permite analisar a possibilidade de melhorias e quais são as oportunidades que podem ser exploradas.
Sendo assim, essa prática traz diversos benefícios. Nós listamos alguns deles a seguir, para que você compreenda melhor por que é interessante aplicar em seu negócio.
Entendimento do mercado
O benchmarking se baseia muito em análise e observação. Por isso, ele ajuda a entender melhor como o mercado odontológico está funcionando e quais são as suas reais características. Assim, é possível comparar com as práticas em sua clínica e verificar como está o desempenho dela.
Aquisição de conhecimento
A coleta de informações e dados sobre o mercado e seus concorrentes permite muitas coisas. É um grande estudo, que amplia sua visão sobre o ramo e seus processos.
Redução de erros e custos
Como você está observando as melhores práticas, isso ajuda a minimizar os erros cometidos em sua clínica. Portanto, eleva a qualidade do seu trabalho e dos atendimentos. Também promove uma redução de custos, afinal, você saberá como direcionar melhor os investimentos e entenderá quais são os pontos falhos que podem ser otimizados.
Melhorias contínuas
Observando constantemente o mercado, adquirindo conhecimento e procurando otimizar as rotinas, o resultado não poderia ser outro senão melhorias contínuas em sua clínica odontológica. São elas que permitem o crescimento, geram maior credibilidade e sucesso.
Como fazer benchmarking para consultórios odontológicos?
Como você viu, não podemos negar que o benchmarking para consultórios odontológicos é uma excelente estratégia de crescimento. Afinal, ele ajuda a fazer as coisas do jeito certo, para que não fique atrás da concorrência. Desse modo, você prestará um atendimento de qualidade, evitará burocracias e lentidão em seus processos e rotinas.
Porém, de que maneira é possível implementar essa prática? Não se preocupe, pois isso não é difícil de ser feito. Nós preparamos uma lista com dicas, para que você possa aplicar de um jeito simples e eficaz. Acompanhe a seguir!
Tenha um objetivo
Ainda que você colete muitos dados e informações e faça uma excelente observação da concorrência todo esse material não terá muito valor se você não tiver um objetivo. O foco do benchmarking para consultórios odontológicos é fazer com que você alcance progresso promovendo melhorias.
Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é definir onde você quer chegar. Quais são as suas metas? Você quer atrair mais clientes, ter um diferencial exclusivo? Deseja aumentar a sua renda, abrir uma nova unidade, talvez? Estabelecendo esse objetivo, você poderá manter o seu foco fazendo análises mais acertadas e aproveitando as informações da melhor forma.
Estabeleça indicadores de análise
Uma vez que você estabeleceu suas metas e objetivos, sabe quais são as características que, de fato, importam para poder analisar com critério maior. Então, é hora de definir quais são os indicadores que realmente merecem a sua atenção.
Eles são dados qualitativos e quantitativos que você pode organizar em uma tabela, que servirá como referência ou comparação com informações da sua própria clínica. Desse modo, terá uma melhor visão das mudanças que precisa fazer e das metas parciais que deve atingir para alcançar seus objetivos.
Procure referências na área
Quais são os concorrentes que você deseja analisar? Isso também precisa ser definido, uma vez que você deve ter uma referência para observar as melhores práticas. Então, veja quais são as clínicas e consultórios considerados especialistas no assunto e que já alcançaram credibilidade.
É muito importante que você escolha criteriosamente as suas referências para ter certeza de estar realmente observando experts. Não se esqueça de que a opinião dos pacientes deve ser levada em consideração e não apenas a visibilidade de uma determinada marca ou profissional.
Faça o levantamento e comparação de informações
Faça o levantamento de todas as informações que você julgar importantes para contribuir com melhorias em sua clínica. Acumule o máximo de dados possível, mas não se esqueça de que eles precisam ser comparados com as práticas do seu consultório.
De nada adianta conhecer o mercado e os concorrentes, se você não conhece a sua própria empresa. Sendo assim, faça essas comparações para observar quais são os seus pontos fortes e fracos, pois isso ajuda a definir um diferencial e a identificar oportunidades, além de corrigir erros e falhas.
Estude os canais de divulgação dos concorrentes
Dar aquela espiadinha é fundamental para fazer o benchmarking para consultórios odontológicos. Então, você deve acompanhar os canais de divulgação dos seus concorrentes, como site, blog e redes sociais, para estudar as estratégias que eles estão adotando.
Veja como o perfil foi desenvolvido, qual é a frequência de postagens, os temas explorados, o tipo de conteúdo veiculado, entre outras características. Verifique, também, as reações do público, porque isso mostrará o que é mais aceito, a fim de aplicar na divulgação do seu próprio consultório.
Faça do benchmarking um hábito
Entenda que para fazer o benchmarking para consultórios odontológicos não é suficiente que você observe seus correntes apenas uma vez, faça algumas mudanças e nada mais. Essa prática precisa ser constante, uma vez que o mercado muda com o tempo.
Sendo assim, tome essa prática como um hábito para que você possa se manter atualizado com as novidades e tendências do mercado. Ficar estacionado não é bom, pois uma estratégia que hoje é bem aceita, talvez daqui alguns meses, tenha ficado para trás. Por isso, não se acomode!
Perceba que benchmarking para consultórios odontológicos não se trata de copiar o que a concorrência está fazendo, mas observar se você está cometendo erros, conhecer as melhores práticas e identificar oportunidades. Assim você criará seu diferencial oferecendo para o público o que ele ainda não encontra no mercado.
Quer descobrir outra forma de ter sucesso no mercado odontológico? Então, entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar!