As redes sociais são poderosas ferramentas de captação e fidelização de clientes. Elas trazem uma maior proximidade entre o profissional e os seus pacientes, além de facilitar a comunicação. O Instagram, por exemplo, é muito importante para dentistas, pois lá é possível conseguir um maior engajamento que em outros sites e aplicativos.
Quer entender melhor como utilizar essa rede social para o sucesso do seu consultório? É só continuar a leitura e conferir as nossas dicas para conquistar seguidores e clientes!
1. Use boas imagens no Instagram
O Instagram é uma rede social de apelo totalmente visual. Dessa forma, se você for escrever algo na legenda, a imagem precisa ser atraente o suficiente para que o texto seja lido.
Por isso, invista em tirar boas fotos de antes e depois do seu trabalho, conte com o acervo de um banco de imagens quando necessário e jamais reposte uma foto que não pertence a você sem os devidos créditos.
2. Aproveite o Stories
O recurso Stories do Instagram é muito interessante para gerar engajamento imediato, pois o conteúdo desaparece após 24 horas. Em geral, pode-se utilizá-lo para mostrar um pouco do dia a dia do consultório, explicar algum procedimento etc.
Mais recentemente, a rede social também implantou a ferramenta Destaques, que permite manter os Stories de maneira permanente e acessível no perfil, organizando-os por categoria.
3. Utilize gatilhos mentais
A maioria das decisões que tomamos cotidianamente é feita no piloto automático. Os gatilhos mentais servem para incentivar que essas decisões sejam tomadas de um determinado jeito. Eles são um importante recurso de marketing pois apelam para o subconsciente.
Gatilhos mentais de urgência (“é por tempo limitado”), de novidade (“é uma tendência que acaba de chegar ao Brasil”) e de escassez (“os dez primeiros seguidores que comentarem ganharão um brinde”) são muito utilizados no Instagram justamente porque trazem resultados.
4. Tenha um bom editor de fotos
No Instagram, é raro encontrar fotos que não sejam tratadas, pelo menos, com um filtro de imagem. Por isso, usar apps de edição de imagem é fundamental para melhorar o apelo visual da sua foto.
Quem cuida do Instagram para dentistas não pode deixar de usar o VSCO, excelente para filtros e ajustes rápidos, e o PicLab, para inserir texto na imagem de maneira fácil e com uma boa estética.
5. Separe seu perfil pessoal
Quem tem um consultório pequeno, muitas vezes, comete o erro de misturar o perfil pessoal com o profissional. No entanto, é importante criar uma separação. Afinal, seus pacientes não têm interesse nas suas férias na praia, e seus familiares não precisam conhecer o seu trabalho em detalhes.
É fácil alternar entre duas contas pelo aplicativo, por isso, não precisa se preocupar quanto à praticidade. Não há problema em alguns de seus clientes seguirem seu perfil pessoal, mas só se eles também forem seus amigos.
6. Tenha um social media
As redes sociais são uma forma séria de marketing, por isso, considere contratar um profissional para administrá-las por você. Ele saberá utilizar técnicas que otimizarão o seu perfil na rede social.
Em consultórios muito pequenos, é normal que o próprio dentista ou seus auxiliares lidem com isso, mas, conforme o negócio cresce, é importante contar com alguém que possa criar conteúdos mais profissionais.
Agora que você já sabe tudo sobre Instagram para dentistas, que tal compartilhar essas dicas nas redes sociais para seus amigos saberem também?